Escola de Governo inicia 10ª turma do Curso de Preparação para a Aposentadoria



Foi iniciada, nesta quinta-feira (4), na Escola de Governo (EGRN), a décima turma do Curso de Preparação para a Aposentadoria, cuja finalidade principal é estimular a reflexão sobre o processo de aposentadoria, além de suscitar as expectativas do servidor público com relação à temática. A capacitação é dividida em oito módulos sequencias que abordam as temáticas da maturidade ativa, aspectos psicossociais, legislação, projeto de vida, entre outras.
O curso é parte integrante das ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Proap), coordenado pela EGRN em consonância com o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST). O objetivo é preparar as pessoas que já estão aptas a se aposentar, mas que ainda estão indecisas quanto ao futuro, e também aquelas que estão a poucos anos da aposentadoria.
Na abertura do curso, a equipe da EGRN manifestou as boas-vindas aos participantes, desejando máximo aproveitamento. “Queremos que vocês aproveitem essa oportunidade e saiam daqui preparados e motivados. A aposentadoria pode ser o fim de um ciclo, mas também começo de uma nova fase cheia de novas possibilidades”, pontuou a diretora do Departamento de Capacitação, Ana Helena Fonseca.
A diretora-geral da EGRN, Ana Lúcia Gomes, aproveitou para destacar uma das iniciativas da instituição para contemplar os servidores após se aposentarem efetivamente. “Temos a intenção de liberar a inclusão de servidores aposentados no nosso Banco de Talentos, como forma de possibilitar novos caminhos aos que já contribuíram durante anos com o Governo do Estado. A ideia é que os aposentados possam compartilhar seus conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da sua vivência profissional”.
Uma das participantes da décima turma do curso preparatório para a aposentadoria é Margarete Oliveira, servidora da Ceasa, com 31 anos de serviço público no currículo. Ela conta que decidiu participar da capacitação para começar a planejar sua transição trabalho-aposentadoria. “Eu sempre tive a ideia de que após a aposentadoria iria continuar trabalhando, até aceitar a ideia que sou aposentada, de fato. Esse curso é fantástico porque está me mostrando que essa nova etapa da vida é o momento para eu começar a realizar outros sonhos”, disse a servidora.
O Curso de Preparação para Aposentadoria tem carga horária de 32 horas, com encontros sempre às quintas-feiras pela manhã na sede da EGRN, em Natal. Os instrutores da capacitação são servidores envolvidos com o PQVST, entre psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. As inscrições para as 11ª e 12ª turmas do curso serão abertas em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Preocupação dos moradores com a proximidade da Nova Caicó