quinta-feira, 9 de maio de 2019

Governadora Fátima Bezerra explica posição sobre Reforma da Previdência

Ao participar de café da manhã oferecido aos governadores nesta quarta-feira (08) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que contou com o presidente da República, Jair Bolsonaro, com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e com líderes partidários.
A governadora Fátima Bezerra considerou necessário um debate amplo e transparente sobre a reforma da previdência, mas deixou claro que a proposta, da forma como foi concebida, não terá o apoio dela, nem dos demais governadores do Nordeste, conforme Carta de São Luís, divulgada em março.
Fátima citou como pontos prejudiciais aos trabalhadores a redução em 60% do benefício de prestação continuada, a aposentadoria rural, e o sistema de capitalização semelhante ao do Chile, que levou os idosos daquele país à miséria.
"Não daremos aval a uma proposta de Reforma da Previdência que contenha tais pontos, porque vai prejudicar cada vez mais os mais pobres. Essa posição não é apenas da governadora Fátima Bezerra, é também de todos os governadores do Nordeste", enfatizou Fátima, acrescentando: "retirados estes pontos, entendemos, sim, que se faz necessária a reforma, mas através de um amplo e transparente debate com todos os segmentos da sociedade."
Ao falar durante o café da manhã, Fátima classificou como "inaceitável" a estratégia do Governo Federal de aprovar aspectos da chamada pauta federativa, cujas medidas tratam de ajuda fiscal, cessão onerosa, entre outras, à aprovação da reforma da Previdência.
“Os estados e municípios estão passando dificuldades neste exato momento e medidas urgentes são necessárias para ajudar na recuperação fiscal, diante da grave crise financeira. Não dá para ficar nessa espécie da toma-lá-dá-cá. Isso não é sensato e afronta o pacto federativo e torna os governadores totalmente reféns do andamento da reforma da Previdência”, afirmou Fátima.

Nenhum comentário:

Comissão aprova vagas de estacionamento para grávidas, mulheres no pós-parto e adultos com crianças Compartilhe Versão para impressão...