sexta-feira, 10 de junho de 2022

OPINIÃO: "O ENCONTRO DE BOLSONARO COM BIDEN"

 



 Ney Lopes

A avaliação isenta do encontro de Bolsonaro e Biden ontem, 9, na Cúpula das Américas é positiva para ambos os lados.

Divulgou-se antes do diálogo presidencial, que haveriam cobranças públicas sobre os temas que mais têm antagonizado os dois países, a democracia e a pressão climática.

Nada disso aconteceu.

Sabe-se, que o encontro tem efeito meramente político, objetivo que foi alcançado por Bolsonaro.

Não há mais tempo para consequências nas políticas de ambos governos, o que somente acontecerá após as eleições brasileiras.

Mas, o presidente brasileiro afastou-se do seu estilo de confronto e atritos e comportou-se como chefe de estado, o que deveria ter feito desde o início do seu governo.

Certamente, se tivesse agido assim teria hoje uma situação eleitoral muito mais favorável.

Bolsonaro declarou que foi excepcional o encontro e estava muito feliz.

Prosseguiu: “Posso dizer que estou maravilhado com ele. Não estou errando em falar dessa maneira. Ficamos quase meia hora conversando. Falamos abertamente sobre Amazônia. O Brasil é um exemplo para a preservação ambiental do mundo todo. Temos pela frente a questão de energia limpa, como a eólica”.

Sobre eleições disse o presidente brasileiro: "Este ano, temos eleições no Brasil, e nós queremos, sim, eleições livres, confiáveis e auditáveis. E tenho certeza que quando eu deixar o governo, também será de forma democrática", ressaltou.

Nenhum comentário:

Adjuto e Álvaro Dias prestigiam Leilão de São Joaquim em Caicó

  O prefeito de Natal, Álvaro Dias, e Adjuto Dias prestigiaram nesse sábado, 25 de junho, o Leilão de São Joaquim, no bairro Boa Passagem, z...