No último sábado (1º), a Igreja Presbiteriana do Brasil, em Caicó, viveu um momento de profunda emoção e celebração com aordenação de Abdênego Felipe Silva Andrade ao sagrado ministério pastoral. A cerimônia marcou o reconhecimento oficial de seu chamado por Deus para o serviço à Igreja e ao próximo.
O processo que culmina na ordenação de um pastor, como destacou Abdênego, é fruto de uma vocação divina, um chamado especial de Deus para cuidar do rebanho que Lhe pertence.
“Nós somos chamados para cuidar das vidas que Deus colocou em nossas mãos. A escolha é uma eleição de Deus”, afirmou o novo pastor.
Segundo ele, esse chamado é comunicado primeiramente aos oficiais da Igreja, que acompanham e discernem o processo vocacional até o momento da ordenação.
“Eu comunico a um oficial da Igreja o meu chamado para o episcopado. Estamos aqui para servir e vamos permanecer como pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana do Brasil”, acrescentou.
Com humildade e gratidão, Abdênego reconheceu que assumir o ministério pastoral é um grande desafio, mas também uma oportunidade de servir ao Senhor e à comunidade com dedicação e amor.
“É um desafio muito grande, mas estamos confiantes de que Deus nos sustentará nessa nova jornada.”
A ordenação foi celebrada com a presença de membros da igreja, familiares e autoridades eclesiásticas, num culto marcado pela adoração, emoção e compromisso com a missão de Deus em Caicó e em todo o Brasil.
A Igreja Presbiteriana do Brasil em Caicó tem uma história rica, com 126 anos de presença e evangelização na cidade desde sua chegada em 1889. Felipe, o teólogo que foi designado ao Ministério da Palavra nesta igreja, concedeu uma entrevista ao Jornal da Noite da Rádio Seridó FM 100,7.
Nela, ele destacou a importância histórica da igreja na região e enfatizou que o crescimento da Presbiteriana em Caicó ao longo dos anos deve à ação de Deus, que tem guiado e abençoado a expansão da igreja local.
SAIBA MAIS SOBRE Abdênego Felipe
Abdênego Felipe Silva Andrade nasceu em 31 de outubro de 1983, na cidade de Caicó/RN. Filho de Arlete Silva Andrade e Felício Batista de Andrade Neto, é irmão de Abinadabe Silva Andrade e de Assuero Batista de Araújo, este por parte de pai. Ainda no ano do seu nascimento, foi batizado pelo Rev. Luiz Fernandes. Aos quatro anos de idade, enfrentou a experiência precoce da orfandade paterna, sendo criado com zelo, firmeza e amor por sua mãe, que lhe transmitiu valores de fé, disciplina e respeito. Criado em um lar evangélico, recebeu desde cedo instrução cristã e, mesmo em meio às dificuldades, contou com o apoio e o pastoreio do Rev. Marcos José da Silva e da psicóloga Eloisa da Silva, que contribuíram significativamente para sua formação espiritual e emocional. Na juventude, afastou-se dos caminhos do Senhor, mas, já na vida adulta, conheceu Thalita Muriely Medeiros de Azevedo, com quem se casou. Dessa união nasceram Bianca Letícia, Cauã Vinícius e Gabriel Felipe, bênçãos que marcaram sua caminhada familiar. Em 6 de novembro de 2012, viveu um marco espiritual transformador, quando foi alcançado pela graça salvadora de Cristo, sob o pastoreio do Rev. José Wilson, então pastor da Igreja Presbiteriana de Caicó. Logo em seguida, seu chamado ao ministério foi confirmado pelo
mesmo pastor, que percebeu em Abdênego a vocação para servir ao Senhor. Entre 2013 e 2014, exerceu a presidência da União Presbiteriana de Homens (UPH) e, em 2014, foi eleito diácono da Igreja Presbiteriana de Caicó. No mesmo ano, foi instalado como obreiro na Congregação da Lagoa da Serra, onde serviu com dedicação por dois anos. Em 2016, foi transferido para a Congregação Presbiteriana Filadélfia, permanecendo ali por quatro anos. Em 2017, foi recebido como aspirante ao ministério pelo Conselho da IPC, sob a liderança do Rev. Berto Neto. No ano seguinte, 2018, foi recebido como candidato ao Sagrado Ministério pelo Presbitério do Seridó. Em 2020, foi enviado ao Seminário Presbiteriano do Norte (SPN), no Recife/PE, para cursar o Bacharelado em Teologia, durante o pastoreio do Rev. João Figueiredo Araújo, então pastor da IPC. A vida do Rev. Abdênego Felipe Silva Andrade é um testemunho da providência divina, da superação de desafios e da fidelidade ao chamado de Deus. Em 2025, é ordenado ao Sagrado Ministério, sob o pastoreio do Rev. Niclecio Fernandes, atual pastor da Igreja Presbiteriana de Caicó.
0 Comentários